10 mitos sobre o SAP Business One

Sempre que vamos passar por uma situação nova ou por mudanças bate aquele medo de dar tudo errado. Muitas empresas enfrentam esta sensação ao pensar em implementar o sistema SAP Business One nos seus processos. No entanto, não há nada a temer por isso trouxemos uma lista com os 10 principais medos sobre SAP Business One que uma empresa precisa quebrar agora mesmo.

Antes de começar a listar e desmistificar os medos, vamos voltar um pouco para entender um pouco melhor o que é este sistema. O objetivo principal de um software SAP Business One é simplificar os processos das empresas por meio de um processamento inteligente de dados e integração de diversas áreas da empresa.

Ao ter o primeiro contato com a ideia de um SAP Business One podem surgir muitas dúvidas para todos e estas questões geram muitos desentendimentos e inseguranças. Por isso reunimos algumas das principais dúvidas referentes ao sistema para quebrar esses medos e investir neste sistema de gestão:

1. A empresa é muito grande ou pequena para o sistema

Uma das primeiras dúvidas é sobre o porte da empresa que o SAP Business One pode atender. Os gestores de empresas pequenas podem achar que ainda não têm necessidade de um sistema enquanto os administradores de grandes negócios acreditam que o sistema não será capaz de comportar seus dados e processos.

A resposta é que todos estão enganados. O SAP Business One pode ser o que falta para uma empresa pequena crescer e organizar sua gestão de forma prática para o futuro. E para as empresas grandes o SAP Business One é ainda mais importante para administrar diversos setores e áreas, assim como filiais, de forma mais rápida, prática e ordenada.

Organização de processos nunca é demais. No último post falamos um pouco sobre vantagens de implantar o SAP Business One na sua empresa, confira.

 2. O segmento da empresa não permite o uso de SAP Business One

Há quem acredite que o segmento da empresa não tem a demanda ou aderência para a utilização de um sistema como o SAP Business One, mas isso também é um mito.

Em qualquer ramo é possível implantar uma plataforma que auxilie na gestão mais eficiente do negócio, seja para indústria, varejo, agronegócios, educação, saúde ou qualquer outro ramo. Até mesmo times de futebol utilizam o SAP Business One para gerir seus recursos.

3. O sistema não vai atender suas demandas

O SAP Business One tem algumas funcionalidades que são padrão para todos os setores, no entanto, é possível acrescentar módulos e outras funções que são mais específicas para o seu negócio.

Não é um sistema engessado e padrão para todos os clientes, pelo contrário, ele pode ser personalizado para atender as demandas de cada negócio em específico.

4. A empresa não precisa de todas as funcionalidades

No sentido contrário daqueles que acreditam que o sistema não vai atender as demandas de seu negócio, existem gestores que deixam de pensar em contratar a plataforma porque terá que pagar por funcionalidades que não serão úteis para o seu negócio em específico.

Esta ideia também não é correta. O SAP Business One é formado por módulos que possuem funcionalidades integradas, mas cada módulo pode ser adquirido de acordo com as necessidades apresentadas.

5. O sistema vai limitar o crescimento da empresa

Como já foi dito, o SAP Business One tem como objetivo gerenciar, organizar, agilizar e padronizar processos que a empresa realiza diariamente. Conforme a empresa vai crescendo, mais complicados ficam os processos, mas o sistema também está pronto para crescer junto com a empresa. Outros módulos e planos podem ser implementados dependendo das novas demandas.

6. O investimento é muito alto

Este é um medo sobre SAP Business One que toda empresa precisa quebrar. Existem diferentes soluções pensadas para caber em vários tipos de orçamentos, além disso, é sempre possível negociar com o time comercial. O investimento tem benefícios muito importantes que são rapidamente percebidos assim que o sistema começa a funcionar.

7. A implantação é difícil e demorada

O medo da implantação de um novo sistema é um trauma comum de quem já passou por experiências ruins, mas não acontecerá desta vez.

Para empresas com time de TI estabelecido é possível realizar a compra da licença para ser gerida localmente em servidores da empresa e ter tudo pronto entre 3 e 6 meses. Na versão Cloud é ainda mais simples e rápido de se realizar a implantação porque todas as informações estão na nuvem e podem ser acessadas de qualquer lugar.

8. Os funcionários não saberão usar o sistema

Assim que o SAP Business One é implantado, os funcionários passam por treinamentos para garantir que todos os times que usarão o sistema estão alinhados e poderão tirar o máximo das funcionalidades contratadas.

9. O sistema é muito complexo ou difícil de utilizar

Vamos quebrar o medo do sistema complexo. Após um treinamento e observação todos os funcionários estarão capazes de utilizar o SAP Business One com facilidade. Com poucos meses de utilização, será possível perceber o quanto o sistema proporciona ajustes nos processos que a empresa já fazia, além de um grande aprimoramento da operação e melhora na produtividade de todos os setores que passaram a utilizar o novo sistema.

10. Os seus dados ficarão seguros na plataforma

Outro medo sobre o SAP Business One que as empresas precisam quebrar é referente a segurança de dados. Algumas informações são estratégicas para a empresa e não podem ser divulgadas ou vazadas por isso há uma grande preocupação com o armazenamento de dados de todos os clientes. Os dados são protegidos dentro da plataforma para que nenhum programa, aplicativo ou vírus consiga extrair informações.

O SAP Business One pode ser exatamente o que falta para sua empresa ser ainda melhor. Conheça melhor o sistema e não tenha medo de investir.



Deixe uma resposta